//

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Crítica: Isso é realmente ser "Rebelde"?

 por Márcio Gabriel
A modinha de 2005/2006 finalmente voltou. A emissora de Sílvio Santos conseguiu novamente os direitos de exibição da novela Rebelde, para a felicidade dos fãs e para o repudio de muitas, muitas outras pessoas. Além disso, a novela Malhação foi renovada para a sua enésima temporada no meio desse ano.
Sendo mexicana, ou puramente carioca, as novelas teen estão no ar desde sempre. Os autores, porém, não se recriam, fazem as mesmas histórias de sempre, mas com outras personagens, mais precisamente com o cabelo de mesma cor.
E, se uma pessoa rica, que estuda no melhor colégio, que tem tudo o que quer, tem todo o dinheiro do mundo, filha(o) única (o) é rebelde e deve se rebelar contra os pais por causa de nem Deus sabe o quê, o que eu, um simples estudante deveria fazer da minha vida? O que uma novela dessas ensina pra uma criança que, com 12 anos, já assiste e quer fazer as mesmas coisas que a "loirinha A" ou a "ruivinha B" faz no dia-a-dia?
Venhamos e convenhamos, moramos no Brasil. Terra de sóis fortes, chuvas arrasadoras e que, ao mesmo tempo, falta em muitas regiões. De riqueza passamos longe. A pobreza, o governo esconde pra quem mora fora do país. Quem está fora daqui, acha que tem carnaval o ano inteiro, que por onde passar haverá uma mulata dançando no meio da avenida. Não! 
O jovem a ser mostrado nas TV's abertas desse país deveria ser aquele que acorda cedo, pega um ônibus lotado e vai à escola lutar pelos seus sonhos. Cadê, cadê a TV mostrando as meninas ficando grávidas cada vez mais precocemente, e ainda, o problema com o tráfico e o uso de drogas? A gente não quer ver magrelos jogando futebol americano e nem patricinhas chorando porque seus pais não lhes deram um carro cor-de-rosa. A gente quer ver a realidade. Faça valer a pena seu direito de apertar o botão do controle remoto e mudar de canal.


4 comentários :

  1. Finalmente alguém com uma crítica consistente.
    O Brasil não é só carnaval nem composto apenas da parte rica da população.
    Sinto que meus argumentos são repetitivos porque já mencionei isso antes, não me lembro aonde, mas Rebelde nunca me representou nem me cativou e jamais representará a verdadeira juventude brasileira, além de com todo o respeito, germinar intolerância, disseminar a futilidade, a discórdia, o preconceito com os pobres, com quem foge daquele padrãozinho ariano.
    Sinceramente, não merecia a reprise, mas fazer o quê? Infelizmente as aborrescentes mandam no twitter e os diretores do SBT atendem as vontades delas. Vendo no FB as coisas que vi durante minha passagem por lá, chegava a pensar que o mundo estava perdido. Tantas coisas importantes acontecendo no país, ministros caindo, julgamento do Mensalão, manifestações e as meninas discutindo por causa de 6 malditos mexicanos que nem sabem que elas existem. Elas vivem e morrem por eles, isso é doentio. Tudo bem, ter ídolos é normal na juventude, desde que não exceda o limite, que haja respeito, o que elas não têm por nada nem ninguém.
    Aqueles personagens não têm motivos para serem revoltados, crescem tendo tudo que muitos de nós meros mortais lutamos a vida toda para não ter nem metade. Colocam a figura dos pais como os velhos caretas, sem graça, aqueles que se deve ter vergonha, esconder.
    Em Malhação já houve sim um tempo, bem antigamente, em que as histórias por mais clichês que fossem, nos prendiam ao televisor todos os fins de tarde, mas hoje renovam as temporadas muito mais para servir de cabide aos atores na geladeira porque toda aquela essência de outrora já se perdeu e ninguém pensa em se recriar, sem copiar produções gringas ou fugir muito da realidade.
    Pena que eu sou apenas uma internauta qualquer para protestar, ninguém me ouviria, mas A Fórmula do Amor é muuuuito melhor, se um dia ela for ao ar, nem que eu já esteja na casa dos 30 anos, assistiria, pararia tudo para ver.
    Quem sabe... Você, Gabriel, que é um jovem inteligente e bem consciente da nossa realidade, conseguiu escrever uma história realista e emocionante sem precisar copiar nada nem ninguém...
    Desculpe-me por me estender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito dos seus comentários, principalmente os estendidos rsrs *-*
      Realmente as minhas palavras foram repetitivas, muita coisa vc sempre diz em seus posts, cujos eu gosto muito.
      Em tempos remotos, Malhação era legal de se assistir pq a gente tinha boa música e o povo não estava interessado em séries americanas, essas coisas. Daí os autores não viam por que se basear naquilo. Muitas coisas eram puramente brasileiras, e mesmo clichê, era legal =)
      Já Rebelde, eu não vejo nada demais em um monte de jovens, ricos, revoltados com a vida. A versão brasileira da Record que o diga, não combina com a nossa maneira de viver.
      Muito obrigado pelas palavras. Volte sempre rsrs =]

      Excluir
  2. Só lamento a Mary ainda não ser colunista crítica deste blog! Esse tem futuro, ainda que minhas colaborações não sejam tão relevantes...rsrsrs Sucesso pra gente!

    ResponderExcluir

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates